Fatos sobre ar comprimido

Fatos sobre ar comprimido

16:35 12 abril in Boletins Técnicos
ECCOFLUXO_LOGO_350x58

Fatos sobre ar comprimido

Perdas de Ar Comprimido Vazamento

Boletim 21/2017

Data: 04/17

Não tenha perdas financeiras importantes com vazamentos em de Ar Comprimido.

 

boletim21-img01

O ar comprimido é uma das utilidades mais caras para uma planta de produção.

Em um ciclo de vida de 5 anos, seu custo apresenta uma divisão como segue:

– 12% – Aquisição de equipamentos

– 9% – Manutenção do equipamento de geração

– 2% – Custo de instalação

– 77% – Custo de energia elétrica

Desta forma, todo o esforço para reduzir as perdas desta utilidade preciosa é recompensado financeiramente em poucos meses.

O vazamento de ar é a perda mais óbvia e frequente nas empresas.

É natural e economicamente compreensível que uma empresa tenha entre 5 e 10% de sua geração de ar comprimido sendo perdido em vazamentos, considerando que o custo de reparação e caça vazamento para manter níveis inferiores a este são até mais elevados que o próprio gasto com energia elétrica.

É muito comum, no entanto, encontrar empresas perdendo na forma de vazamento e uso inadequado de ar comprimido valores entre 20 e 30% de toda sua geração de ar.

Os vazamentos de ar comprimido podem ocorrer devido a inúmeros fatores, dentre eles, problema de qualidade no material pneumático, desgaste natural de componentes pelo uso ou pelo tempo de vida e ainda o relaxamento por vibração de aperto de conexões ou juntas de vedação.

A solução para eliminar estas perdas é implementar um processo eficiente e bem estruturado de localização, identificação, registro e solução dos vazamentos (o popular “caça vazamento”).

Todo vazamento de ar comprimido, desde o menor e mais discreto até o mais expressivo emite um som de alta frequência.

boletim21-img02Apenas os maiores vazamentos podem ser identificados em meio ao barulho normal de uma linha de produção.
Para alcançar o melhor resultado no caça vazamento, é primordial o uso de uma ferramenta adequada que capte as frequências de ultrassom emitidas.

Os gráficos ao lado demonstram o resultado de dezenas de auditorias de caça vazamentos realizados pela ECCOFLUXO.

A cada 100 vazamentos de ar encontrados com a ferramenta ultrassônica de identificação, apenas 23 foram também identificados pelo ouvido humano em meio a uma produção em operação.

boletim21-img03

Estes 23 representam em volume, 53% de todo o ar perdido. Outros 77 vazamentos, só podem ser identificados com uso da ferramenta adequada de detecção ultrassônica, representando, portanto 47% de todo o ar perdido na forma de vazamentos.

O LD 400 é uma ferramenta que capta ruídos ultrassônicos que podem não ser escutados pelo ouvido humano, transformando-os em um sinal audível de baixa frequência.

Pelo fato de ser uma ferramenta que propositalmente capta o sinal apenas na direção para o qual está sendo apontado, aliado ao indicador laser disponível, identifica precisamente o local de cada vazamento, identificando desde o vazamento mais distante até o vazamento mais escondido. Seu alcance pode chegar a 13 metros de distância.

A ECCOFLUXO tem cases de sucesso em todos os ramos da indústria, com ótimas referências de resultado.

Entre em contato com nossa equipe de atendimento para receber mais material técnico sobre o assunto.

Visite também nosso site – www.eccofluxo.com.br