Fatos sobre eficiência energética e conservação ambiental

Fatos sobre eficiência energética e conservação ambiental

11:31 08 maio in Boletins Técnicos
ECCOFLUXO_LOGO_350x58

Fatos sobre eficiência energética e conservação ambiental

Case de Sucesso

Boletim 22/2017

Data: 04/17

 

boletim22-img01

Uma grande empresa desperdiçando 19% de todo o ar comprimido através de 281 pontos de vazamento, custando impressionantes R$ 900.000,00 por ano. (custo de energia de apenas R$ 0,17 /Kw.h).

Foi o que a ECCOFLUXO encontrou em um cliente situado no interior do Paraná, que produz papéis especiais para atender o mercado de embalagens da indústria alimentícia, opera, sem intervalos, por 24 horas de segunda a domingo com 9 compressores de ar centrífugos das marcas: Atlas Copco e Ingersoll Hand.

O principal problema, citado pelo cliente, é lidar com a falta de ar comprimido em momentos de pico de consumo ou de necessidade de parada de um compressor para manutenção.

Deficiência em sistemas de ar comprimido provocam perdas financeiras importantes para as empresas intependente do seu tamanho.

Desde fábricas com dois pequenos compressores de 30 CV, até grandes indústrias, com 9 compressores de ar somando 4.500 CV.

Apesar da disparidade de tamanho dos clientes, as consequências das perdas são as mesmas.

A auditoria da ECCOFLUXO neste cliente, mediu o consumo de ar de cada uma das 16 fábricas integrantes do complexo industrial, identificando precisamente o perfil de consumo de ar de cada uma delas. Foi realizado também a identificação de problemas relacionados a umidade.

Os vazamentos ocupam um lugar importante no desperdício de ar comprimido, sendo responsável por ocupar cerca de 2 compressores de ar apenas para manter a pressão do sistema estável com produção parada.

O sistema de secagem de ar comprimido solicitou atenção quando demonstrou ineficiência de funcionamento, porém em situações específicas. Como estamos falando de uma região de temperatura mais amena, os secadores operam adequadamente removendo a água do sistema no período da noite, por conta das baixas temperaturas ambientes. Porém, no período diurno, as altas temperaturas provocam uma acentuada piora no sistema de secagem, permitindo o aparecimento de água no sistema de ar.

Independentemente do tamanho do cliente, o sistema de ar comprimido apresenta problemas semelhantes, causando desconfortos tanto a grandes consumidores de ar comprimido quanto a pequenas empresas. Para estas companhias, um fator muda após a auditoria: Conhecer em detalhes os vilões da lucratividade. Este fato permite que o pessoal de manutenção planeje as atividades, planos de conscientização e ações de manutenção preventiva.

Conheça seus vilões… Contate-nos e solicite uma proposta!

Cadastre-se em nosso site para continuar recebendo este boletim – www.eccofluxo.com.br

Copyright – Nenhuma parte deste trabalho poderá ser utilizada sem permissão expressa