A Importância da Segurança nos Sistemas de Ar Comprimido na Indústria de Alimentos

Apesar do enorme tamanho e da complexidade da indústria alimentícia, um recall de saúde e segurança de um produto devido à presença de contaminantes ou patógenos pode causar danos financeiros quase irreparáveis à qualquer reputação.

Comunidades microbianas nocivas podem penetrar através de alimentos crus, ar, água, superfícies de processamento e até mesmo pelas mãos ou roupas dos funcionários da planta. Esses microrganismos podem formar colônias em equipamentos de corte, transportadores, tanques com tubulações, máquinas de envase e embalagem, e trocadores de calor.

Uma pesquisa de 2011 realizada pela Associação de Fabricantes de Mercearia descreveu o impacto de um recall de saúde e segurança na indústria de processamento de alimentos e bebidas. A combinação de vendas perdidas, custos de tempo de inatividade, perda de produtos e os esforços necessários para recuperar um recall variam de significativos a astronômicos.

Tudo isso destaca a importância vital da segurança e higiene nos sistemas de ar comprimido utilizados para a produção de alimentos e bebidas. Qualquer presença de umidade em tubulações de ar comprimido pode promover o crescimento de fungos e microrganismos.

Sem processos higiênicos adequados, os sistemas de ar comprimido podem soprar contaminantes microbianos, óleos e outras partículas nos produtos alimentares. Além disso, os sistemas de ar comprimido para alimentos e bebidas requerem ar seco; qualquer excesso de umidade soprado nos produtos cria uma oportunidade para o crescimento de fungos ou bactérias.

Está enfrentando problemas com água, óleo ou outras partículas em seu sistema de Ar Comprimido? Entre em contato conosco! A Eccofluxo possui uma equipe especializada pronta para realizar a análise necessária.

Compartilhe:

Conteúdos Relacionados

Logo CS Instruments

Medidor de vazão para gás natural

Precisão: 1,5% do fundo de Escala

Princípio de Medição: Térmico de Massa

Temperatura do Processo: -30…+80°C

Pressão do Processo: Até 16 bar(g)

Classe de Proteção: IP65

Unidades ded Medida: m³/h, m³/min, l/min,
cfm, m/s, kg/h, etc

Material Tubo: Aço Inox 306

Material Carcaça: Policarbonato

Sinal Eletrônico:

RS 485 (Modbus-RTU), 4…20 mA,
Optional: Ethernet interface
Alimentação Elétrica: 18…36 VDC

Conexão ao processo:

  • Flange DIN EN1092-1
  • Flange ANSI
  • Rosca BSP/NPT

Posição de Montagem: Vertical ou Horizontal