Compressores de ar Antigos – Qual a Utilidade deles para minha produção?

Você confiaria em um Ford Landau 1979, mesmo que revisado, para levar sua família em uma longa viagem? Provavelmente não. Então, por que permitir que sua empresa dependa de um compressor de ar com mais de 15 anos?

A semelhança entre esses dois cenários está na exigência operacional. A ECCOFLUXO, após realizar mais de 250 auditorias em compressores de ar tipo parafuso lubrificados, concluiu que:

  • Compressores de ar parafuso precisam de revisões periódicas, especialmente do elemento compressor, a cada 30.000 horas de operação, o que ocorre entre 3 a 5 anos. Uma simples revisão pode custar até 30% do valor de um novo equipamento, e se houver a necessidade de substituir a unidade compressora, esse custo pode ultrapassar 60%.
  • Os motores elétricos que alimentam esses compressores também necessitam de manutenção periódica, com troca de rolamentos e inspeções a cada 3 a 5 anos. Uma falha no motor pode resultar em custos que chegam a 40% do valor de um compressor novo.

Além disso, a cada década, novos compressores de ar apresentam ganhos de eficiência de 4 a 6%. Com o passar do tempo, a manutenção e reparos contínuos em compressores mais antigos não só se tornam caros, mas também diminuem a eficiência do equipamento, resultando em maiores custos operacionais, como consumo elevado de energia e paradas inesperadas.

Assim como o Ford Landau, a vida útil de um compressor de ar pode ser prolongada com manutenção adequada. No entanto, após 10 a 15 anos, o custo de manter um compressor em funcionamento de maneira eficiente e confiável geralmente supera o benefício, com quedas significativas no rendimento térmico e elétrico.

Compressores de fabricantes renomados, como Kaeser, Atlas Copco e Ingersoll Rand, têm vida útil mais longa quando operados em condições ideais e com manutenção rigorosa. Porém, em ambientes desfavoráveis, como salas com temperaturas altas ou má qualidade do ar, essa vida útil raramente ultrapassa 10 anos.

Portanto, antes de decidir por uma grande revisão ou um novo investimento, considere os custos envolvidos e a eficiência do equipamento. Assim como um carro antigo, um compressor de ar antigo pode ser mantido em funcionamento, mas a viabilidade e segurança diminuem com o tempo.

Consulte a ECCOFLUXO para tomar a melhor decisão para o seu negócio.

Compartilhe:

Conteúdos Relacionados

Logo CS Instruments

Medidor de vazão para gás natural

Precisão: 1,5% do fundo de Escala

Princípio de Medição: Térmico de Massa

Temperatura do Processo: -30…+80°C

Pressão do Processo: Até 16 bar(g)

Classe de Proteção: IP65

Unidades ded Medida: m³/h, m³/min, l/min,
cfm, m/s, kg/h, etc

Material Tubo: Aço Inox 306

Material Carcaça: Policarbonato

Sinal Eletrônico:

RS 485 (Modbus-RTU), 4…20 mA,
Optional: Ethernet interface
Alimentação Elétrica: 18…36 VDC

Conexão ao processo:

  • Flange DIN EN1092-1
  • Flange ANSI
  • Rosca BSP/NPT

Posição de Montagem: Vertical ou Horizontal