Hot Tapping – Perfuração em tubulações pressurizadas

O Hot Tapping é uma técnica que permite realizar derivações em tubulações pressurizadas e em funcionamento, com segurança e sem a necessidade de interromper a produção.

Para realizar essa operação, utiliza-se ferramental específico, testado e que atende a todas as normas de segurança aplicáveis.

Essa técnica pode ser utilizada em todos os fluidos líquidos e gasosos inertes com pressão de rede de até 20 bar. O sistema de furação garante que a peça resultante do corte seja devidamente recolhida, garantindo a segurança e a eficiência da operação.

Para realizar o Hot Tapping, são necessários os seguintes materiais: sela para furação com vedação, válvula esfera, broca, dispositivo para suporte da broca e sensor de vazão.

A perfuração é realizada através de uma válvula de passagem plena, a qual é fixada em um suporte montado na tubulação. Antes de iniciar a furação, é necessário garantir que o suporte esteja devidamente vedado e testado contra vazamentos, para assegurar a segurança e eficácia da operação.

Dessa forma, é possível evitar possíveis danos à tubulação e minimizar os riscos de acidentes durante o processo.

Toda a limalha resultante do processo de corte é conduzida para fora do sistema por uma válvula de escape.

Com o Hot Tapping, é possível realizar derivações em tubulações pressurizadas de maneira eficiente e segura, minimizando o tempo de parada de produção e os custos associados a ela.

Caso tenha interesse em saber mais sobre nossa solução, por favor, entre em contato conosco. Estamos à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas e ajudá-lo a identificar oportunidades de melhoria em seu sistema.

Compartilhe:

Conteúdos Relacionados

Logo CS Instruments

Medidor de vazão para gás natural

Precisão: 1,5% do fundo de Escala

Princípio de Medição: Térmico de Massa

Temperatura do Processo: -30…+80°C

Pressão do Processo: Até 16 bar(g)

Classe de Proteção: IP65

Unidades ded Medida: m³/h, m³/min, l/min,
cfm, m/s, kg/h, etc

Material Tubo: Aço Inox 306

Material Carcaça: Policarbonato

Sinal Eletrônico:

RS 485 (Modbus-RTU), 4…20 mA,
Optional: Ethernet interface
Alimentação Elétrica: 18…36 VDC

Conexão ao processo:

  • Flange DIN EN1092-1
  • Flange ANSI
  • Rosca BSP/NPT

Posição de Montagem: Vertical ou Horizontal