Procurar
Close this search box.

Não gaste dinheiro com medidores de ar comprimido. Invista apenas se a solução for comprovada.

Evite desperdiçar recursos adquirindo instrumentos que possam não fornecer informações significativas para o seu processo.

Medir o ar comprimido não é uma tarefa simples devido à sua natureza como fluido compressível, sendo influenciado pela pressão e temperatura de operação. As normas de medição têm o propósito de ajudar nesse cenário, mas é crucial compreendê-las.

A variação constante na vazão e umidade também torna essa grandeza difícil de entender para aqueles não familiarizados com ela. No entanto, para profissionais treinados, essa variação oferece informações valiosas e conclusivas sobre o processo.

Se a sua empresa necessita de informações sobre o ar comprimido, existem duas opções viáveis e eficazes:

  • Investir em instrumentos apenas após receber um treinamento especializado na sua realidade de uso e interpretação dos dados, além de gravar o treinamento para futuros membros da equipe.

Ou

  • Contratar um serviço especializado de medição e interpretação das informações, que fornecerá todo o entendimento necessário para o seu processo específico.

Além disso, é crucial garantir que a calibração dos instrumentos siga os padrões do ar comprimido.

Infelizmente, no Brasil, os padrões do ar comprimido não são completamente compreendidos pela Rede Brasileira de Calibração (RBC), o que resulta frequentemente em erros grosseiros na calibração desses instrumentos.

Um resultado comum desses erros de calibração ou falta de compreensão das informações fornecidas pelos instrumentos é a perda de credibilidade.

A ECCOFLUXO, uma empresa especializada em medições de ar comprimido, é frequentemente consultada para verificar o estado de instrumentos de ar comprimido que não são compreendidos pelos proprietários.

Na maioria dos casos, a ECCOFLUXO identifica dois problemas principais:

  • Existe uma aparente consistência nas medições, mas na realidade, o erro está na interpretação das normas ou dos dados fornecidos pelos instrumentos de vazão e umidade do ar comprimido.
  • Falha na calibração do instrumento.

Se essa for a situação da sua empresa, independentemente da marca do instrumento que você utiliza, consulte a ECCOFLUXO sem compromisso para entender qual pode ser a razão por trás da distorção da sua compreensão.

Compartilhe:

Conteúdos Relacionados

Logo CS Instruments

Medidor de vazão para gás natural

Precisão: 1,5% do fundo de Escala

Princípio de Medição: Térmico de Massa

Temperatura do Processo: -30…+80°C

Pressão do Processo: Até 16 bar(g)

Classe de Proteção: IP65

Unidades ded Medida: m³/h, m³/min, l/min,
cfm, m/s, kg/h, etc

Material Tubo: Aço Inox 306

Material Carcaça: Policarbonato

Sinal Eletrônico:

RS 485 (Modbus-RTU), 4…20 mA,
Optional: Ethernet interface
Alimentação Elétrica: 18…36 VDC

Conexão ao processo:

  • Flange DIN EN1092-1
  • Flange ANSI
  • Rosca BSP/NPT

Posição de Montagem: Vertical ou Horizontal