A instalação correta de um vaso de pressão (ou reservatório) em um sistema de ar comprimido depende do objetivo específico do sistema e das características do sistema de secagem.
A instalação de um vaso de pressão é recomendada antes do secador de ar quando a preocupação maior for a qualidade do ar comprimido e auxiliar o sistema de secagem.
A instalação de um vaso de pressão é recomendada depois do secador de ar quando a preocupação maior for a preservação do vaso de pressão.
Veja alguns pontos a considerar no dimensionamento.
Estabilização da Pressão: O vaso de pressão ajuda a estabilizar a pressão do ar comprimido antes que ele entre no secador. Isso melhora a eficiência e a vida útil do secador, já que o secador não precisa lidar com grandes flutuações de vazão.
Em sistemas com compressores de velocidade variável, esta estabilização pode ser desnecessária já que o próprio compressor se encarrega desta tarefa.
O vaso de pressão, pode ser necessário portanto apenas em locais mais próximos de consumidores de ar pulsante.
Remoção de Condensado: O ar comprimido pode conter umidade e outras partículas que se condensam. O vaso de pressão atua como um pré-filtro, permitindo que uma quantidade significativa de condensado seja removida antes do ar entrar no secador. Isso reduz a carga de umidade no secador, aumentando sua eficiência e prolongando sua vida útil.
No entanto, em alguns casos específicos, pode ser necessário instalar um vaso de pressão após o secador.
Isso pode ser apropriado se o objetivo for armazenar ar comprimido já seco para usos específicos onde a umidade residual deve ser minimizada ao máximo, como em processos sensíveis à umidade.
Para uma recomendação específica, é sempre aconselhável consultar as especificações do seu sistema ou buscar orientação de um especialista técnico.