Posicionamento Ideal do Vaso de Pressão em Sistemas de Ar Comprimido: Antes ou Após o Secador?

A instalação correta de um vaso de pressão (ou reservatório) em um sistema de ar comprimido depende do objetivo específico do sistema e das características do sistema de secagem.

A instalação de um vaso de pressão é recomendada antes do secador de ar quando a preocupação maior for a qualidade do ar comprimido e auxiliar o sistema de secagem.

A instalação de um vaso de pressão é recomendada depois do secador de ar quando a preocupação maior for a preservação do vaso de pressão.

Veja alguns pontos a considerar no dimensionamento.

Estabilização da Pressão: O vaso de pressão ajuda a estabilizar a pressão do ar comprimido antes que ele entre no secador. Isso melhora a eficiência e a vida útil do secador, já que o secador não precisa lidar com grandes flutuações de vazão.

Em sistemas com compressores de velocidade variável, esta estabilização pode ser desnecessária já que o próprio compressor se encarrega desta tarefa.

O vaso de pressão, pode ser necessário portanto apenas em locais mais próximos de consumidores de ar pulsante.

Remoção de Condensado: O ar comprimido pode conter umidade e outras partículas que se condensam. O vaso de pressão atua como um pré-filtro, permitindo que uma quantidade significativa de condensado seja removida antes do ar entrar no secador. Isso reduz a carga de umidade no secador, aumentando sua eficiência e prolongando sua vida útil.

No entanto, em alguns casos específicos, pode ser necessário instalar um vaso de pressão após o secador.

Isso pode ser apropriado se o objetivo for armazenar ar comprimido já seco para usos específicos onde a umidade residual deve ser minimizada ao máximo, como em processos sensíveis à umidade.

Para uma recomendação específica, é sempre aconselhável consultar as especificações do seu sistema ou buscar orientação de um especialista técnico.

Compartilhe:

Conteúdos Relacionados

Logo CS Instruments

Medidor de vazão para gás natural

Precisão: 1,5% do fundo de Escala

Princípio de Medição: Térmico de Massa

Temperatura do Processo: -30…+80°C

Pressão do Processo: Até 16 bar(g)

Classe de Proteção: IP65

Unidades ded Medida: m³/h, m³/min, l/min,
cfm, m/s, kg/h, etc

Material Tubo: Aço Inox 306

Material Carcaça: Policarbonato

Sinal Eletrônico:

RS 485 (Modbus-RTU), 4…20 mA,
Optional: Ethernet interface
Alimentação Elétrica: 18…36 VDC

Conexão ao processo:

  • Flange DIN EN1092-1
  • Flange ANSI
  • Rosca BSP/NPT

Posição de Montagem: Vertical ou Horizontal